Brasil sobe 18 posições em ranking mundial de liberdade de imprensa
- 03/05/2023

Foto: Arquivo/ Antonio Cruz/Agência Brasil
O Brasil subiu 18 lugares no ranking mundial de liberdade de imprensa, saindo da 110ª colocação, para o 92º lugar, segundo o relatório da organização não governamental (ONG) Repórteres Sem Fronteiras (RSF). A situação ainda é considerada problemática.
No relatório, a entidade atribui a melhoria do país no ranking à saída do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) do poder, que atacou sistematicamente jornalistas e veículos de comunicação, pontua o relatório.
Ainda de acordo com o documento, a violência estrutural contra os jornalistas ocorre em um cenário midiático marcado por uma forte concentração no setor privado e os efeitos da desinformação continuam a representar desafios para a liberdade de imprensa no país.
Os dados incluíram até pelo menos março de 2023 e apontam contextos político, jurídico, econômico e social, além da segurança dos profissionais. O estudo é apresentado anualmente no dia 3 de maio, Dia da Liberdade de Imprensa e tem como objetivo avaliar as condições do livre exercício do jornalismo em 180 países do mundo.
Por Yanne Vieira
Miséria.com.br