Bolsonaro alega surto e nega tentativa de fuga em audiência de custódia; STF decide manutenção da prisão nesta segunda (24)
- 23/11/2025
- 0 Comentário(s)
A audiência de custódia do ex-presidente Jair Bolsonaro foi encerrada neste domingo (23). Ele foi preso preventivamente na manhã de sábado (22) após tentar violar a tornozeleira eletrônica, ação que, segundo sua defesa, teria ocorrido durante um surto provocado por medicamentos.
De acordo com a ata da audiência, protocolada pelo ministro Alexandre de Moraes, Bolsonaro afirmou ter tido uma alucinação de que havia uma escuta dentro da tornozeleira e, por isso, tentou abrir a tampa do dispositivo. Ele também disse não se lembrar de ter passado por um episódio semelhante anteriormente e atribuiu o suposto surto ao uso de um medicamento iniciado quatro dias antes da prisão.
Procedimento obrigatório
A audiência de custódia avaliou exclusivamente a legalidade da prisão e as condições físicas e psicológicas do ex-presidente, sem entrar no mérito das acusações. Bolsonaro não relatou qualquer queixa após realizar exame de corpo de delito no Instituto Nacional de Criminalística.
Próximos passos
Nesta segunda-feira (24), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal vai decidir se mantém ou revoga a prisão preventiva. A sessão extraordinária ocorrerá entre 8h e 20h.
Devem votar os ministros Flávio Dino (presidente da Turma), Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Alexandre de Moraes não vota, por ser o autor da decisão de prisão. Caso a Turma referende a decisão, a prisão preventiva poderá permanecer por tempo indeterminado, enquanto a Justiça considerar necessária sua manutenção. Por lei, prisões preventivas são reavaliadas a cada 90 dias.
Nathalie Fernandes
Miséria.com.br











