Crato publica instrução normativa que proíbe queimadas até 30 de novembro
- 31/10/2025
- 0 Comentário(s)
O município do Crato proibiu, até o dia 30 de novembro, a realização de queimadas ou qualquer ação que envolva o uso de fogo para a limpeza de terrenos, preparo de solo para atividades agrícolas, ou manejo de vegetação com chamas. A determinação foi feita através de uma instrução normativa da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Semma).
De acordo com a pasta, o objetivo é prevenir queimadas, em especial na Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe, que ocupa boa parte do território do município. A proibição ocorreu semanas após um incêndio ter atingido aproximadamente 50 hectares de terra da Flona Araripe.
A instrução destaca que leva em consideração os boletins de alerta emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), sobre o risco de incêndios em várias regiões brasileiras, além dos informativos da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), relatando o baixo período de chuvas e as altas temperaturas, que contribuem para o agravamento das queimadas.
O Crato tem boa parte do seu território ocupada por Áreas de Preservação Ambiental (APA) e para fortalecer essa medida de conservação dessas áreas, adota as recomendações do Ministério Público, para que se proíba o manejo de fogo nesta cidade, no intuito de evitar queimadas que possam causar danos irreparáveis ao ecossistema local e à qualidade de vida da população, disse a pasta em site oficial.
O descumprimento pode acarretar na aplicação de penalidades, como advertência por escrito, multas e outras sanções previstas no código ambiental.
Leia também:
https://www.miseria.com.br/ultimas-noticias/cariri...
Bruna Santos
Miséria.com.br










