Ceará descarta dois casos suspeitos de intoxicação por metanol; dois seguem em investigação
- 06/10/2025
- 0 Comentário(s)

Dois casos suspeitos de intoxicação por metanol referentes a pacientes dos municípios de Quixeramobim e Caucaia foram descartados pela Secretaria de Saúde do Ceará. A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (6), após os exames apresentarem resultado negativo para a substância.
Dos quatro casos notificados oficialmente, dois seguem em investigação. Um de São Gonçalo do Amarante e outro de Quixeramobim, relatado às 9h desta segunda-feira. A Sesa ressalta que enviou nota técnica do Ministério da Saúde aos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde das superintendências, reforçando as recomendações oficiais sobre a importância da detecção precoce e tratamento, diz a pasta em comunicado oficial.
Por meio do Instagram, o governador Elmano de Freitas (PT) informou que o Ceará receberá doses do antídoto à substância solicitadas ao Ministério da Saúde. Ainda, destacou que foi ampliada a fiscalização do transporte de bebidas, com a finalidade de evitar a circulação de produtos falsificados no Ceará.
Destaca-se que o caso é considerado suspeito quando um paciente que ingeriu bebida alcoólica apresenta a persistência ou piora de sintomas, como embriaguez persistente, desconforto gástrico e alteração visual, entre 12 horas e 24 horas após o consumo. A atualização das notificações pode ser acompanhada na página oficial da Secretaria de Saúde.
O que fazer na suspeita de intoxicação por metanol?
- Buscar atendimento médico;
- Levar embalagem e/ou amostra da bebida ingerida;
- Acionar os serviços de urgência: 0800 722 6001 (Disque-Intoxicação Anvisa); ou CiaTox Ceará (85) 3255-5050;
- Avisar a outras pessoas que possam ter ingerido a mesma bebida.
Miséria.com.br