Escola de adolescente que salvou idoso em Juazeiro do Norte diz que alunos são treinados para situações emergências
- 18/09/2025
- 0 Comentário(s)

Foto: Reprodução
O 2º Colégio da Polícia Militar, em Juazeiro do Norte, informou nesta quinta-feira (18) que inclui em sua formação de estudantes aulas de primeiros socorros para situações de emergência. Na quarta (17), um aluno foi homenageado pelo colégio após salvar um idoso que estava engasgado com um pedaço de carne.
Segundo o subcomandante do 2º CPM, tenente-coronel Agra Filho, todos os alunos passam por uma semana de adaptação ao chegar ao colégio, que inclui instruções sobre técnicas de primeiros socorros. Ver que esse conhecimento ultrapassou os muros da escola e serviu para salvar uma vida é motivo de orgulho para todos nós, afirmou.
Renan Araújo Santos Batista, que apenas tem 12 anos, realizou a manobra de Heimlich para salvar a vida do idoso de 66 anos que estava engasgado. A ocorrência foi registrada na noite da última terça-feira (16), no bairro Lagoa Seca.
O aluno contou que passeava com sua cadela quando ouviu pedidos de socorro. No local, viu uma jovem que tentava ajudar o pai. De imediato, o aluno aplicou a manobra aprendida em aulas de primeiros socorros oferecidas pelo colégio, e conseguiu desobstruir as vias respiratórias da vítima.
Aprendemos tanto a manobra quanto outras técnicas de primeiros socorros no Colégio da Polícia Militar. No momento, fiquei eufórico porque era uma vida em perigo, mas depois veio a felicidade de poder ajudar e salvar uma pessoa, disse o estudante.
Rogério Brito
Miséria.com.br