Justiça determina inelegibilidade de ex-prefeito de Salitre; decisão cabe recurso ao TRE-CE
- 16/07/2025
- 0 Comentário(s)

O ex-prefeito de Salitre Dodó de Neoclides (PSB) e o ex-vice-prefeito Viana Felix (PSB) foram condenados à oito anos de inelegibilidade por abuso de poder político nas eleições municipais de 2024. A decisão, expedida pela juíza da 38ª Zona Eleitoral de Campos Sales, Larissa Braga Costa, aponta que houve aumento nas contratações temporárias e comissionadas em ano eleitoral, sem apontamento técnico ou administrativo que justifique o quantitativo. O caso cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).
Além da inelegibilidade, Viana e Dodó, que concorreram ao pleito em 2024 mas saíram derrotados, também foram condenados a pagar uma multa de R$ 30 mil, cada. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) foi proposta pela coligação Unir para reconstruir, composta pelo Republicanos, União e a Federação Brasil da Esperança (PT/ PCdoB / PV).
No documento é sustentado que entre janeiro e agosto de 2024, o ex-prefeito autorizou a contratação de 1.603 servidores temporários e a nomeação de 331 servidores comissionados, totalizando 1.934 novos servidores. A ausência de processo seletivo simplificado, aliada ao aumento desproporcional das contratações em ano eleitoral, documentalmente comprovados, e a ausência de justificativa plausível para este aumento de contratação, comprovam cabalmente o abuso de poder político, diz trecho da sentença.
Nas redes sociais, Dodó se pronunciou sobre a decisão e afirmou que nada irá pará-lo. "Confio primeiramente na justiça de Deus e depois na justiça dos homens. Estou incomodando, sempre incomodei porque eles nunca tiveram oposição em Salitre, e dessa vez tem", declarou.
Confira a sentença na íntegra.
Bruna Santos
Miséria.com.br