Altaneira sediará seminário sobre inclusão das disciplinas de Filosofia e Sociologia nos anos finais do ensino fundamental
- 09/07/2025
- 0 Comentário(s)

Entrada da cidade de Altaneira-CE. Foto: Nicolau Neto.
O município de Altaneira será sede de um seminário que discutirá a inclusão das disciplinas de Filosofia e Sociologia nos anos finais do ensino fundamental. O evento, idealizado pelo professor da rede estadual Nicolau Neto, tem como objetivo promover um diálogo entre os poderes Executivo e Legislativo, além de profissionais formados em Ciências Sociais, sobre a implementação das matérias na grade escolar dos alunos. O seminário acontecerá no dia 18 de setembro, a partir das 8h, no auditório da Câmara de Vereadores de Altaneira.
Além do debate, a proposta é mobilizar apoio para a realização de uma audiência pública à nível estadual. Para Nicolau, o contato com essas disciplinas ainda no ensino fundamental é importante para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes.
Elas são, junto à História e a Geografia, disciplinas por essências investigativas, questionadoras, críticas. E isso vem se perdendo ao longo da vida estudantil. É preciso, pois, ser incentivado. Estudante que pensa, não aceita tudo pronto. Estudante que pensa, lê e escreve melhor. Precisamos de estudantes com senso crítico aguçado e dar passos mais largos para termos escolas menos tecnicistas e mais humanistas, afirma.
Segundo a organização, o seminário também buscará reforçar o que está previsto no documento final da Conferência Nacional de Educação (Conae), que defende a implementação progressiva dessas disciplinas no 8° e 9° ano do ensino fundamental.
O estudante precisa ler, mas é preciso contextualizar. Aquele e aquela que consegue ir além de simples leitura, dando um sentido de causa e efeito, consegue chegar ao ensino médio com praticamente todas as habilidades necessárias desenvolvidas, destaca.
Entre os nomes já confirmados para o evento estão o de Adeilton Silva, secretário municipal de Educação de Altaneira; Francisco Silva, doutor em Filosofia e professor adjunto da Universidade Federal do Cariri (UFCA); Maria Raiane, mestra em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Messias Oliveira, professor de Filosofia da EEMTI Padre Luís Filgueiras; e Aline Alves, professora de Sociologia da EEMTI Menezes Pimentel.
*Com informações do Blog Negro NicolauBruna Santos
Miséria.com.br